top of page

Resumo Por Capítulo: O Ateneu

Capítulo 12


Certo tempo depois da festa de premiação Sérgio adoeceu de sarampo e recebeu os tratamentos especiais da mulher de Aristarco. Dona Ema criou um forte laço de intimidade com o garoto, confidenciando-lhe sua solidão e desconfiança de todos os que se aproximavam dela.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Sua família partira para a Europa e o deixara sob os cuidados do Ateneu também no período de férias. Do pai, Sérgio recebeu apenas uma correspondência na qual havia frustrantes considerações sobre a vida no estrangeiro e conselhos existenciais em que era ressaltada a importância de se viver o momento presente, sem prender-se ao passado nem esperar muito do futuro.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Sérgio vivenciava com Ema uma experiência profundamente amorosa quando um evento trágico interrompeu o romance: um incêndio no Ateneu. As férias haviam dispensado a maioria dos funcionários e o esforço tardio dos bombeiros não permitiu que muito se salvasse. Aristarco assistiu pasmo à sua desgraça, procurando manter uma postura calma, que convinha à sua dignidade.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Mais tarde Sérgio soube que Dona Ema desaparecera, assim como Américo, um calouro problemático que foi apontado como responsável pela tragédia. Aristarco continuava observando os restos de sua obra sem conseguir responder a qualquer indagação.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O narrador encerra suas recordações, às quais pondera que podem ser entendidas como saudades, considerando que o tempo passageiro nada mais é que “o funeral para sempre das horas”.



ou continue lendo online...

bottom of page