Resumo Por Capítulo: O Alienista

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

5 - O terror


Após quatro dias a população de Itaguaí se consternou com a internação de um homem aparentemente saudável na Casa Verde. Costa fora herdeiro de uma grande fortuna e emprestou todo o seu dinheiro entre os moradores do local sem cobrar juros, e terminando na miséria por não receber qualquer pagamento. Esse descuido com seus bens, para Dr. Simão, era prova de seu desequilíbrio mental.


Uma pobre senhora, prima do Costa, interpelou o médico alegando que a gastança de seu primo era causada por uma praga rogada a seu tio, de quem ele recebera a herança: o tal ricaço negou um copo de água a um pedinte e este declarou que toda sua riqueza se esvairia em sete anos. Entendendo a crença da senhora como mais uma prova de insensatez, Simão também a encerrou no hospício.

Este caso e outros semelhantes fizeram com que os ânimos da cidade se alterassem: dizia-se que a Casa Verde era um cárcere privado, suspeitava-se que Bacamarte decidia as internações por interesses próprios, que nada teriam a ver com patologias cerebrais. Assim que D. Evarista retornou do Rio, o Padre Lopes a procurou para indagar sobre a alta lotação da clínica de seu marido, mas a mulher acreditava piamente na ciência em que ele se apoiava.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade