Resumo Por Capítulo: Minha Vida de Menina

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Julho de 1893


Dia 6, quinta-feira

Helena e Luisinha passaram o dia na casa da tia Aurélia. Como Helena não gostava mais de brincar de comidinha com suas primas pequenas, resolveu ajudar seus primos mais velhos a prepararem doces para vender.


João Afonso errou o ponto do pé de moleque e, sendo alvo de chacota dos demais, pisoteou o doce. Seus primos sugeriram que ele reaproveitasse o pé de moleque, mesmo imundo, e o pusesse para vender – o que os olhos não veem o coração não sente.


Helena e seus primos achavam graça de ver as pessoas comprando e comendo o pé de moleque sujo, mas João Afonso se sentia culpado pela maldade que fizera.

Dia 11, terça-feira

Dona Carolina contratou Isabelinha, uma moça que faz flores de papel, para ensinar a arte a sua filha. Helena logo percebeu, no entanto, que a professora apenas a usava como auxiliar enquanto escondia os segredos de seu trabalho.


Muito esperta, Helena aproveitou alguns retalhos das flores e reproduziu em sua casa o trabalho da mestra. Quando sua mãe mostrou o resultado a Isabelinha, ela se enfureceu por perceber que tinha uma concorrente a sua altura e se recusou a dar mais “aulas”.


Dia 16, domingo

Os pais de Helena ficaram contentes com sua discrição: eles jogavam trinta e um na casa de Henriqueta e a menina viu Seu Paulino jogar uma carta no chão para ganhar a partida, mas não o denunciou, apesar de ter ficado chateada com sua atitude.


Dia 19, quarta-feira

Helena, sua irmã e suas primas ficam curiosas sobre uma família que mora próximo à chácara de sua avó, mas mantém as portas e janelas fechadas e pouco saem para a rua. Elas enviam a prima menor para perguntar à mulher que lá vive, Modesta, sobre rendas para vender e Moisés, seu marido, questiona se estão com “testemunha de vista” em casa.


Dia 24, segunda-feira

Durante o jantar de aniversário de Siá Aninha, Seu Leivas bebe tanta cerveja que espirra dois jatos pelas narinas. Seu Antônio do Rego, sempre guloso, consegue salvar o lombo de porco que estava sobre a mesa.


Helena fica feliz em escrever estas memórias para se lembrar de casos engraçados como este.


Dia 26, quarta-feira

Helena chega da escola e cumpre as obrigações da semana: ela passa as roupas suas e de seus pais enquanto Luisinha passa a dela e de seus irmãos. A negrinha que ajudava em casa estava doente do pulmão mas, felizmente, estava melhorando.


Dia 27, quinta-feira

Dona Carolina e suas filhas foram à chácara de Seu Ricardo apanhar frutas e tomar café com as mulheres da casa. Helena repara que é mais bem recebida ali quando sua mãe a acompanha.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade