top of page

Resumo Por Capítulo: Memórias de Um Sargento de Milícias

Segunda Parte

4 - O mestre-de-reza


José Manuel não conseguia supor quem o teria atacado. Percebia o interesse de Leonardo em Luisinha, mas não acreditava que ele era capaz de armar tudo aquilo. Após algum tempo D. Maria consentiu na sua reabilitação, mas ele não se contentou com isso, decidiu também montar sua jogada nessa disputa.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Como em quase todos os capítulos, em que o autor explica algum costume da época e o insere na história, agora foi a vez dos mestres-de-reza. Estes eram velhos cegos que tinham como ofício ir de casa em casa ensinando os filhos, as crias e os escravos a rezar. Muito respeitados na sociedade, tinham como método a repetição, a ladainha e a palmatória. Além disso, tinham fama de bons casamenteiros.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


José Manuel encontra num desses mestres o seu procurador para o caso com Luisinha. O mestre-de-reza decide ajudá-lo e inicia seu trabalho numa das visitas à casa de D. Maria: lá ele comenta o caso do Oratório de Pedra dando a entender que não seria José Manuel o responsável, mas também não afirma quem é. Neste momento ao menos planta uma semente de dúvida em D. Maria.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page