
Introdução
Apesar de escrita em 1880, Memórias Póstumas trata de temas sempre atuais: as razões da existência humana, as relações de poder na sociedade, a dualidade entre aparência e essência. Tudo isso sob a ótica de um homem morto que tem a oportunidade de narrar sua vida comentando os fatos com sinceridade quase sempre irônica ou sarcástica, de quem não tem nada a perder.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Nesse diálogo entre narrador e leitor, é nas entrelinhas do jogo de palavras e do humor sutil que é necessário se atentar para encontrar o significado do que diz Brás Cubas, quase sempre deixando o raciocínio final por conta do leitor.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Outro ponto fundamental para a leitura é a contextualização histórica: a obra foi criada antes da Proclamação de República no Brasil, antes do fim da escravidão, quando a capital era no Rio de Janeiro – onde se passa a narração.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Este resumo traz o conteúdo da obra original em uma linguagem clara e concisa, sem deixar de lado as informações, os episódios e as tramas que sustentam a história como um todo.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Caso surjam dúvidas quanto à obra ou ao próprio resumo, entre em contato.
Boa leitura!