Resumo Por Capítulo: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

59 - Um encontro


Saindo da casa de Lobo Neves, Brás Cubas começou a pensar na possibilidade de tornar-se político. Coincidentemente cruzou o seu caminho um ministro, cumprimentou-o, era um antigo colega de escola de Cubas. Daí elevou seus planos: “Por que não serei ministro?”, comparando-se ao seu companheiro de colégio com quem fazia travessuras quando pequeno.

Em seguida aproximou-se um homem magro, vestindo roupas largas, desgastadas e mal ajustadas: era Quincas Borba, outro antigo colega de escola. Cubas ouve as explicações daquele senhor que afirma ter-se empobrecido, vivendo uma vida de misérias – uma ironia, comparada às brincadeiras de criança em que ele era sempre o “rei”, o líder… -, e responde que o ajudará no que for possível. Quincas não crê na futura ajuda e pede dinheiro, apenas dinheiro, pois precisava comer. Cubas lhe entrega uma nota a qual Quincas beija alegremente.


Brás já se retirava, dizendo a Quincas que ele poderia trabalhar para arranjar mais dinheiro, quando o pedinte lhe informou que ensinaria a ele sua “filosofia da miséria”.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade