top of page

Resumo Por Capítulo: Memórias Póstumas de Brás Cubas

137 - A barretina


Corrigindo-se, o autor diz que o capítulo 135 não foi inútil: ele resume o que debateu com Quincas Borba no dia seguinte, quando se sentia deprimido.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Quincas animou-o: ele deveria lutar até o fim, pois “a pior filosofia é a do choramingas que se deita à margem do rio para o fim de lastimar o curso incessante das águas”.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Após o conselho do filósofo, Brás Cubas decidiu entrar de vez na vida política, não mais como mero coadjuvante: preparou um discurso que defendia a diminuição da barretina da guarda nacional! Este tema “importantíssimo” gerou alvoroço na câmara, unindo prós e contra num debate acalorado.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ao fim, ainda que com o apoio moral de Quincas Borba, Brás Cubas recuou diante da pressão dos parlamentares e aceitou que a mudança da barretina não fosse imediata, que fosse alvo de maiores estudos.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page