top of page

Resumo Por Capítulo: Marília de Dirceu

Parte II - Lira XXXIV


Nesta lira, Tomás Antônio Gonzaga descreve sonhos que o visitam enquanto dorme na masmorra. Ele sonha com momentos felizes e românticos ao lado de Marília, incluindo a confecção de um vestido para ela, o casamento, a mudança para uma nova habitação, e até uma viagem de volta à Bahia. No entanto, é acordado abruptamente pelos gritos dos soldados, trazendo-o de volta à dura realidade da prisão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


ANÁLISE DETALHADA


Contraste entre Sonho e Realidade: A lira evidencia um forte contraste entre a doçura dos sonhos e a dureza da realidade na prisão, simbolizando a fuga momentânea de Dirceu de seu sofrimento pela via onírica.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Temas Românticos: Os sonhos refletem o desejo profundo de Dirceu por um futuro feliz com Marília, incluindo casamento e uma vida juntos, indicando a permanência do amor e da esperança mesmo em circunstâncias adversas.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Retorno ao Passado: O sonho de retornar à Bahia, onde Dirceu passou parte da sua vida, sugere um desejo de voltar a um tempo mais feliz e livre das tribulações presentes.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Despertar Abrupto: O despertar súbito causado pelos gritos dos soldados representa o retorno cruel à realidade da prisão, destacando a efemeridade dos momentos de alívio que os sonhos proporcionam.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Inocência e Crime de Amor: Dirceu reitera a ideia de que seu único "crime" é o amor por Marília, enfatizando sua inocência e a injustiça de sua prisão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


CONCLUSÃO


A Lira XXXIV de "Marília de Dirceu" apresenta um misto de sonho e realidade, onde os sonhos servem como um refúgio temporário para Dirceu, permitindo-lhe escapar simbolicamente da prisão e imaginar um futuro feliz com Marília. No entanto, o despertar abrupto serve como um lembrete doloroso de sua situação real, reforçando os temas de amor, esperança e injustiça que permeiam a obra.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page