17 - Ursa Maior
Sozinho, Macunaíma armou uma rede no alto de uma pedra e passou seus últimos dias na companhia de um papagaio para quem ele contava suas histórias e lendas. Também infectado pela malária, o herói passava a maior parte do tempo dormindo, cheio de preguiça.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Certa tarde, com o corpo tocado pela Vei, a Sol, Macunaíma sentiu vontade de brincar e resolveu se aliviar com um banho na lagoa. De dentro das águas Uiara convidava o herói para brincar, mas ele tinha receio do frio. Vei, a Sol, ainda irritada com a recusa de Macunaíma em casar-se com sua filha, aqueceu suas costas para ele ter vontade de mergulhar. Entrando na lagoa o herói perdeu uma perna, suas orelhas, seu nariz, seus dedões e até mesmo o muiraquitã.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Revoltado, Macunaíma envenena a lagoa e recupera alguns de seus pedaços, exceto a perna. Cansado de viver, ele decide ir ao céu: planta um cipó que sobe até a lua Capei. Pauí-Pódole, feliz por sua defesa na festa do Cruzeiro, arranja para o herói uma constelação: ele se transforma na Ursa Maior (que só possui uma perna).
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE