Resumo Por Capítulo: Lucíola

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Capítulo 5


Ainda perturbado pelas sensações em que Lúcia o envolvera, Paulo foi ao teatro lírico onde, acompanhado de um colega, observava e avaliava as moças pelos camarotes.

Entre elas surgiu Lúcia, a qual seu colega relatou já ter sido amante. Sem contar sobre sua relação com ela, Paulo questionou o rapaz sobre suas características e ele descreveu os diversos comportamentos excêntricos da cortesã: não ostentava joias nem vestidos, tudo o que ganhava, vendia; nunca mantinha um amante por muito tempo; quando decidia afastar-se de um homem, o que levava no máximo seis meses, não havia nenhum valor que a fizesse mudar de ideia.


Num dos intervalos Paulo foi ao camarote de Lúcia, que estava cercada de adoradores. Esperou sua vez e presenteou-lhe com flores, doces e o livreto da ópera: tinha resolvido cortejá-la por uma ou duas semanas. Lúcia, entretanto, foi ríspida em atendê-lo, logo dizendo-se desgostosa daquelas flores, revelando-se seu perfil de cortesã.


Afinal, Paulo sugeriu que fossem juntos, após a ópera, à ceia que seria organizada por seu colega Sá. Ela apenas confirmou que provavelmente iria a tal encontro. Quando voltou ao seu assento, Paulo procurou e não mais encontrou Lúcia em seu camarote.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade