Resumo Por Capítulo: Lucíola

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Capítulo 17


Mais de quinze dias se passaram sem que Paulo visitasse Lúcia: mesmo encontrando-a nas ruas, fingia não a ver. Decidido a endireitar sua vida, mudou-se do hotel para um apartamento. Em seu íntimo, entretanto, sentia saudades da mulher.


Certa manhã, Paulo recebeu Lúcia em sua casa: ela dizia não resistir mais ao desejo de vê-lo. A moça estava mudada, parecia abatida. Convidada a almoçar, Paulo também comentou que desejava “possuí-la por inteiro”, ela propôs que isso só acontecesse no dia seguinte. Inicialmente, Paulo imaginou que ela continuava com seus caprichos, mas aceitou a proposta.


Após sair para resolver alguns negócios, Paulo retornou à sua casa encontrando-a totalmente mudada: móveis foram reposicionados, uma limpeza havia sido feita, havia decorações com o toque de uma mão feminina. Chegando à cozinha, encontrou Lúcia toda desarrumada, fazendo doces. Ela havia passado o dia a cuidar dos afazeres domésticos e estava muito cansada, usando dessa desculpa para, mais uma vez, recusar as intenções voluptuosas de Paulo.


Acabam por lerem um livro, “Paulo e Virgínia”, romance francês em que um casal de crianças cresce em meio à natureza de uma ilha inexplorada. Lúcia, que havia escolhido o título, lembrava-se do tempo de sua infância e começou a chorar. Paulo tentou aproximar-se, mas ela o repeliu, retirando o livro de suas mãos.


Paulo escolheu um novo livro “Atala”, em que uma jovem declara que ama a um homem, mas não pode entregar-se a ele por um voto de castidade. Lúcia comenta que também desejaria viver assim seu amor com Paulo, mas ele a contesta, sem convencê-la.

Após o jantar Paulo leva Lúcia à sua casa, onde ela já se arruma para dormir, dizendo-se cansada. Ainda assim, ela aceita que fiquem conversando até mais tarde. Paulo surpreende-se com o novo quarto da moça: em uma sala simples, com uma cama de ferro e apenas um crucifixo como enfeite. Ela afirma que sente-se melhor dormindo ali, e nega que esteja passando por necessidade.


Ao final, Lúcia adormece ao som da voz de Paulo. Quando ele a beija, despedindo-se, ela afirma que teve o dia mais feliz de sua vida.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade