Resumo Por Capítulo: Helena

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Capítulo 15


Estácio acordou bem cedo para seguir viagem e encontrou Helena aguardando-o para despedir-se. O moço sofria muito em deixar sua família, ainda que fosse só por alguns dias.


Após a saída do irmão, Helena encontrou com o criado Vicente, que já havia preparado sua égua. Em sua companhia, a garota foi à tal casa que tinha uma bandeira azul. Batendo à porta sem respostas, ela escreveu um bilhete que enfiou por baixo da porta e retornou à sua casa tristemente.


Nos dias seguintes D. Úrsula e Helena receberam frequentes visitas de amigos, em especial de Mendonça, que atendia um pedido de Estácio para fazer companhia à sua família durante sua ausência. Nesse período o rapaz passou a nutrir sentimentos amorosos por Helena, que não atendia nem repelia suas intenções. Os demais amigos da família já percebiam o lima de romance entre os jovens e previam um casamento em breve.

Chegaram as primeiras cartas de Estácio, uma para sua tia e outra para sua irmã. Na carta de Helena ele conta sobre sua rotina no campo, passeios e caçadas, lamentando não poder contar com sua companhia. Dona Clara, a Madrinha de Eugênia, tinha a morte como certa pelos médicos, porém sem data prevista, e Dr. Camargo decidira permanecer ali até o último momento. Estácio demonstra-se apreensivo com a possível demora em seu retorno, mas ao mesmo tempo relata que a vida longe da cidade grande lhe agrada e sugere que talvez eles pudessem um dia mudar-se para o interior. Por fim, pede a Helena que lhe envie alguns livros e lhe conte sobre suas atividades, bem como sobre as visitas que tem recebido, lembrando que havia pedido a Mendonça que comparecesse com frequência em sua casa.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Publicidade
Publicidade