
11 - A promessa
A mãe de Bentinho chorava porque via a possibilidade de descumprir a promessa que fez quando ele nasceu: já tendo um filho nascido morto, Dona Glória prometeu que mandaria o seguinte para a Igreja, caso nascesse saudável e homem. Mas este acordo era entre ela e Deus, nunca o tendo compartilhado com seu marido, que morreu sem saber da promessa. Viúva, percebeu que não gostaria de separar-se do seu filho mandando-o ao seminário, mas como era muito temente a Deus, contou o caso alguns parentes, que como testemunhas poderiam impedir que a promessa fosse quebrada.
Assim, Bentinho já recebia os primeiros ensinamentos de um padre, sempre era levado à missa, onde sua mãe o mandava observar bem os rituais. Ainda criança, brincava de missa junto à Capitu: ela servia de sacristão, eles compartilhavam da hóstia, sempre representada por um doce.
No entanto, havia tempo que não se falava mais em seminário. Com quinze anos, sem vocação para a tarefa, Bento pensava que a promessa já estava desfeita.