top of page

Resumo Por Capítulo: Caminhos Cruzados

Capítulo 11


Dona Virgínia, afogada em solidão, sente desprezo pelo marido, Honorato, e pelo filho, Noel. Igualmente maltrata a empregada Noca, que é apaixonada por sua patroa e não liga para os insultos que recebe. Virgínia sente-se vigiada a todo momento pelos membros de sua casa. Pensa em Alcides, com seu sorriso, o cigarro na mão e os olhares conquistadores…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A patroa pede que Querubina vá ao quarto de Noel perguntar se ele quer chá. A sensualidade do corpo desta empregada, unida a sua virgindade, a insultam: a chama de indecente, insinua que ela deveria ser prostituta.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Sentindo-se presa a um enorme vazio, Virgínia liga para Madame Meneses, conversa sobre o baile no Metrópole, onde se encontrarão. Depois passa em frente ao escritório de Honorato: o cheio do marido a enoja.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Isolado em seu quarto, Noel lê o diário de Katherine Mansfield, sentindo como se autora estivesse ali, falando com ele. A interrupção de Querubina, perguntando sobre o chá, era como a invasão de um ser estranho a seu mundo, no qual precisou se concentrar para compreender. Já a linguagem de Katherine assemelhava-se à linguagem de sua infância, dos contos da madrinha Angélica.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Olhando pela janela ele vê as montanhas e acena ao jardineiro. Vai aos fundos da casa alimentar os coelhos (último capricho de sua mãe) e vê o vulto de Noca, que causa-lhe náusea. Retorna ao quarto e coloca um disco de Debussy para tocar. A paisagem da janela e a história de Katherine misturam-se aos sons da música.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


A possibilidade de ouvir uma canção por meio de um aparelho era, para Noel, uma experiência magnífica: não precisava se misturar a multidões em um concerto, nem depender de músicos dispostos a tocar. A tecnologia era como uma mágica, somente possível pelos esforços de diversos gênios que projetaram aquela máquina, pelos músicos que gravaram o disco, pela indústria que, com seus milhares de trabalhadores anônimos, o deixavam disponível para compra…


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page