Resumo Por Capítulo: Angústia

Faça o download do eBook completo, em formato PDF, ePub e mobi:


Ou continue lendo online (com anúncios):

 

Resumo Geral


Luís da Silva apresenta-se como um homem transtornado, atormentado por tudo que o cerca: sua realidade, seu passado, a sociedade em que vive e até mesmo sua mente são descritas como problemáticas e incômodas.


Vivendo na Maceió da primeira metade do século XX, ele considera seu trabalho, como jornalista numa repartição pública, uma ocupação estúpida. A casa em que mora, alugada, é compartilhada por ratos e não possui qualquer privacidade: os ruídos da vizinhança indo ao banheiro ou fazendo amor são uma companhia constante. Sua criada, Vitória, é uma velha que vive a resmungar e a cuidar de sua vida.

O texto segue o fluxo de consciência do narrador, que viaja entre cenas do passado, como quando vivia na decadente fazenda de seu avô, Trajano Pereira de Aquino Cavalcante e Silva, que fora um coronel com alguma influência no sertão, ou quando se mudou para a vila com seu pai, Camilo Pereira da Silva, e aprendeu a ler e escrever, ou mesmo na sua época de estudante, já na cidade, vivendo em pensões, implorando por oportunidades de trabalho e experimentando desilusões amorosas.


As imagens do passado se alternam com reflexões ásperas sobre a sociedade e suas relações de interesse e poder, nas quais Luís era constantemente incluído como uma figura periférica. Ao mesmo tempo em que cultivava um profundo desprezo por tudo o que via, percebendo-se isolado e solitário, o narrador confessava um insistente desejo de escrever livros, que o perseguia desde sua juventude, mas que nunca conseguira concretizar.


As relações sociais do narrador se resumem a Pimentel, um colega de trabalho, e Moisés, um judeu que se acredita revolucionário comunista, com os quais costuma se reunir nos cafés e em sua casa.


Abalado por fatos a princípio obscuros, o narrador resolve contar o que o levou àquela situação: a vida de Luís seguia numa monotonia confortável até que ele reparou em Marina, sua nova vizinha, uma jovem que vivia frivolamente com seus pais. O interesse logo avançou para encontros noturnos que culminaram em um desajeitado pedido de casamento. Luís tentou escapar de formalidades, mas a moça exigiu alguns preparativos que obrigaram o noivo a contrair dívidas para preparar seu enxoval.


Na mesma época surgia Julião Tavares, um comerciante de família bem-sucedida, gordo e muito falador. Sem pedir licença ele se aproximou de Luís, frequentou sua casa e acabou por seduzir a noiva de seu “amigo”.


Enfurecido, Luís ensaiou tomar alguma atitude contra seu adversário, pensou em atos violentos, mas se resignou a guardar todo o ódio para si. A princípio ele tentou negar a traição, imaginando uma reconciliação com Marina, mas acabou se entregando a bebidas, procurando lazer e prostituição.


Após certo tempo acompanhando Julião em eventos sociais, Marina é abandonada e, conforme Luís escuta através da parede de sua casa, fica grávida. Tal desgraça desperta novamente em Luís o desejo heroico de vingança: ele decide perseguir Julião e o ataca durante a noite, matando-o enforcado.


O desfecho do romance apresenta seu narrador recluso em sua casa, amedrontado pela ameaça de ser descoberto como assassino, e trancado, como sempre, em seus pensamentos recorrentes e paranoicos, que retrata neste livro.

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF, ePub e mobi:


Ou continue lendo online (com anúncios) navegando abaixo:


Tem alguma dúvida ou sugestão sobre este resumo?

Deixe seu comentário:

 

Faça o download do eBook completo, em formato PDF, ePub e mobi:

Publicidade
Publicidade