top of page

Resumo Por Capítulo: Angústia

Análise dos Personagens


Luís da Silva – Personagem-narrador do livro, apresenta-se como um escritor desiludido e em conflito com o mundo, encarnado numa função burocrática de governo em Maceió, por conta de suas habilidades com as letras. Único descendente de uma decadente família sertaneja, que teve seu avô como último grande patriarca, Luís teve uma infância solitária e apegou-se aos valores literatos paternos, rumando ao litoral em busca de um ambiente propício à sua expressão artística. Sua perspectiva perante a vida, no entanto, conforme se revela através da obra, o levou a perceber a sociedade como uma estrutura imersa em vícios e dissimulações, tornando-se ele mesmo mais um personagem de um teatro que considerava patético. Tal visão pessimista o coloca constantemente em situações de extremo desconforto físico e psicológico. Sua única tentativa de engrenar numa existência talvez mais elevada, através do relacionamento românico que estabelece com sua vizinha, Marina, é frustrada pela invasão de sua rotina por Julião Tavares, um comerciante bem sucedido que logo se torna seu rival amoroso. O drama de Luís avança conforme ele nota em si o claro desejo de assassinar seu oponente, numa narrativa psicológica que mistura seu passado infantil e familiar a considerações críticas sobre a organização política e de poder econômico na sociedade em que vive.


Trajano Pereira de Aquino Cavalcante e Silva – Avô de Luís, foi um influente coronel do sertão, mas é retratado em sua fase decadente, viciado em álcool, com sua fazenda improdutiva e seus antigos escravos libertos.


Sinhá Germana – Avó de Luís, era uma tradicional dona de casa, submissa ao marido, e ao final da vida delirava ao dar ordens a escravos que já não existiam.


Quer ler mais?

Inscreva-se em resumoporcapitulo.com.br para continuar lendo esse post exclusivo.

bottom of page