Capítulo 3
No meio da noite Topsius acorda Teodorico para irem à Jerusalém presenciarem a Páscoa. Durante a cavalgada há a sensação de uma misteriosa mudança nos ares e na terra que eles cruzam. Encontram legionários romanos, multidões de peregrinos e mendigos acampados às portas da cidade sagrada, que tem suas construções históricas descritas em detalhes.
Ao ouvir a notícia da prisão de Rabi Jeschoua, Topsius convoca seu companheiro para acompanhá-lo à casa de Gamaliel, sábio rabino que vivera na época de Cristo. Teodorico sente-se atraído por mulheres que se ofereciam em uma casa de banho, mas logo é repreendido pelo historiador, que lembra o compromisso marcado com o rabino.
Na casa de Gamaliel a dupla foi convidada para uma refeição. O rabino estava acompanhado por outros homens e discutia a prisão e o futuro julgamento de Rabi Jeschoua: por se autoproclamar messias e filho de Deus estava sujeito a punições severas, ainda que fizesse milagres e não tivesse tomado nenhuma atitude contrária ao seu povo, exceto quando se voltou violentamente contra os vendilhões do templo. Teodorico surpreendeu-se quando Topsius revelou a ele que “Rabi Jeschoua” era o seu Jesus Cristo.