top of page

Resumo Por Capítulo: A Cidade e as Serras

Introdução


O que mais lhe agrada? A vida urbana: cheia de movimento, tecnologia e inovação? Ou a rotina do campo: pacata, simples e tradicional? O romance A Cidade e as Serras narra a transformação interna de seu protagonista, Jacinto, que apesar de estar habituado à vida moderna de Paris acaba sendo atraído pelo ambiente ameno do interior de Portugal.


Esta obra foi publicada em 1901, após a morte de seu autor, Eça de Queirós, português que vivia seus últimos anos em Paris – num movimento curiosamente inverso ao de seu personagem. Nesta última fase de sua produção literária, Eça combina o realismo de forte ironia e crítica social de suas mais relevantes obras ao lirismo romântico de seus primeiros textos: essa síntese sinaliza uma reconciliação do autor com alguns dos valores tradicionais de sua terra natal.


A narrativa de A Cidade e as Serras é conduzida por um dos personagens, José Fernandes, português que desde o início desconfia da aposta de Jacinto, seu amigo, nas maravilhas da civilização moderna, e acaba por celebrar a mudança de vida pela qual o protagonista passa.


Este resumo traz o conteúdo da obra original em uma linguagem clara e concisa, sem deixar de lado as informações, os episódios e as tramas que sustentam a história como um todo.


Ao final do resumo você ainda poderá consultar uma análise dos personagens da obra, além um resumo geral, para revisar mais uma vez toda a história.


Caso tenha alguma dúvida sobre a obra original ou queira questionar algo sobre próprio resumo, entre em contato.


Boa leitura!


ÍNDICE


Capítulo 10 (completo para apoiadores)

Capítulo 11 (completo para apoiadores)

Capítulo 12 (completo para apoiadores)

Capítulo 13 (completo para apoiadores)

Capítulo 14 (completo para apoiadores)

Capítulo 15 (completo para apoiadores)

Capítulo 16 (completo para apoiadores)



Resumo Geral (completo para apoiadores)

bottom of page