top of page

Resumo Por Capítulo: A Cidade e as Serras

Capítulo 10


Um dia antes de Zé Fernandes voltar a Guiães, ele acompanha Jacinto para uma visita a Silvério, na qual trataria de assuntos de suas terras.


CONTNUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


O tempo que até então estava aberto começou a mudar e uma tempestade interrompeu o trajeto. O narrador viu esse momento como um desafio, uma prova, para saber até onde iria o romance de seu príncipe pelas serras, pois poderia se resumir a uma paixão ao calor do sol de verão ou ter se tornado um amor que resistiria às tempestades e ao inverno. O próprio Jacinto parece aceitar o desafio, consciente de que precisa conhecer o campo em bons e maus dias.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Aguardando num alpendre a passagem da chuva, os dois amigos e Silvério são surpreendidos por uma pobre criança, com aparência doentia. Jacinto se espanta com a situação do menino e vai até a casa de sua família, cuja mãe está doente.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE


Ao ver a triste situação daqueles que também são seus empregados, Jacinto se choca por nunca ter imaginado que em um lugar tão belo poderia haver tanta miséria. Decide, então, empenhar esforços e dinheiro para mudar aquela realidade: construir novas casas, contratar médicos, aumentar salários… Silvério desacredita de tudo que ouve, contestando a falta de bom senso nessas medidas, mas as acata, afinal, Jacinto também é seu patrão.


CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE



ou continue lendo online...

bottom of page